Publicado em 23/01/2023

A importância da prevenção do Câncer

O câncer é uma doença de proliferação celular, também conhecida como neoplasia maligna, e age através do crescimento anormal das células que se multiplicam rapidamente. Essa multiplicação celular desenfreada é que faz o câncer crescer podendo ainda invadir e se espalhar por todo o corpo. Quando isso acontece, ele pode levar à diversas complicações e até à morte.


Por isso, é indispensável que esta doença seja diagnosticada em seus estágios iniciais. 


O câncer é uma doença que pode se tornar um problema violento e radical para o paciente. Por isso, a realização de exames para detectá-lo precocemente é fundamental, pois, quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura e de melhores resultados durante os tratamentos.


Em casos de câncer de mama, por exemplo, quando há uma avaliação e diagnóstico nos estágios iniciais, as chances de cura são superiores a 90%. E esse entendimento vem se tornando real para a população: entre janeiro de 2020 e outubro de 2021, o INCA registrou número de casos cinco vezes menor do que a incidência esperada da doença.


Ou seja, os exames e consultas médicas são importantes para a fundamentação preventiva no diagnóstico. E, assim, assegurando maiores chances de sobrevida do paciente e bem-estar durante os cuidados oncológicos.


Fonte: Marketing MP Imagem