Ressonância Magnética

Tecnologia que oferece um sistema mais acessível a produção de imagens de alta resolução com maior precisão nos diagnósticos e muito mais conforto ao paciente.


Ressonância Magnética é uma tecnologia médica de imagem que utiliza um forte campo magnético e ondas de radiofrequência para produzir imagens detalhadas dos órgãos internos e tecidos. Esta técnica pode ser usada para investigar praticamente todas as partes do corpo, sendo frequentemente usada para examinar o cérebro, articulações e discos da coluna vertebral. A mais avançada tecnologia para o exame de lesões cerebrais, lombares e tumores. Produz excelentes imagens de tecidos moles e órgãos vitais. A Ressonância Magnética é um exame indolor e seguro. Os únicos riscos conhecidos são aqueles que resultam de o campo magnético e as ondas de rádio interferirem com objetos metálicos ou eletrônicos que o paciente tenha dentro da pele ou dentro do corpo, resultantes de cirurgia, ou fragmentos metálicos que acidentalmente se tenham alojado no corpo. É proibido a entrada na sala de exames com objetos pessoais como relógio, aliança, anel, pulseira, celular ou qualquer outro objeto metálico. O Paciente deve informar ao médico/técnico se é alérgico a algum tipo de medicamento, assim como o uso de marca-passo, clipes cirúrgicos, próteses, implantes metálicos, aparelhos de audição ou outro tipo de objeto metálico em seu corpo. O Paciente deve informar ao médico/técnico se é alérgico a algum tipo de medicamento; e em caso de exame com sedação são necessárias o mínimo de 8 horas de jejum e a companhia de um adulto responsável pelo paciente. Antes do início do procedimento, a equipe de atendimento prestará informações ao paciente ou responsável sobre o uso do meio de contraste, e demais informações pertinentes ao seu exame, atendendo a legislação vigente.


Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precisos.


Lembramos que além de não irradiar o paciente, pois não utiliza o Raios-X, não causa qualquer desconforto, sendo necessário apenas que se permaneça imóvel durante o exame. O paciente sempre estará sendo observado e acompanhado por um técnico. Não é necessário um período de recuperação (a menos que o paciente tenha sido sedado). Alguns exames de ressonância magnética exigem a administração de contraste - líquido que acentua as imagens dos órgãos e vasos sanguíneos, sendo eliminado pelo corpo através da urina.


* Para maiores detalhes sobre este procedimento entre em contato conosco.