Medicina Fetal

O que é Medicina Fetal?


A Medicina Fetal é uma subespecialidade da obstetrícia com caráter diagnóstico, preventivo e terapêutico, no qual o feto é visto como paciente. O objetivo é um acompanhamento detalhado da gestação, proporcionando melhor atenção à mãe e seu bebê, através de aconselhamento genético, ultrassonografia e procedimentos invasivos para diagnóstico e ou tratamento.


Ao tratar o feto como paciente ainda dentro do útero, podemos antecipar o diagnóstico e tratamento de uma série de doenças, melhorar as condições de nascimento e o prognóstico a curto e longo prazo dos fetos atendidos.


O profissional de Medicina Fetal (chamado de fetólogo) também pode oferer uma orientação mais detalhada do quadro do bebê, do prognóstico, do que esperar de cada quadro, como isso provavelmente vai evoluir, quais são os riscos para essa gestação, se existe algum tratamento que possa ser realizado intraútero para o seu quadro no momento, o que isso pode interferir na próxima gestação, riscos de recorrência, se é possível ou necessário alguma preparação ou tratamento antes da próxima gestação. Enfim assessorando e esclarecendo a família e os profissionais envolvidos no acompanhamento da gestante visando trazer tranquilidade, segurança, humanização e oferecer o que há de melhor, disponível para o seguimento e tratamento de cada caso individualmente.


Estamos sempre disponíveis para auxiliar, compartilhar e somar com o obstetra da gestante, trabalhando como uma equipe multidisciplinar para prestar o melhor atendimento ao binômio materno-fetal. Lembrando principalmente que muitas vezes em medicina fetal lidamos com doenças raras e pouco conhecidas.


Somos integrantes da Rede Gestar de Medicina Fetal, que atua em todo brasil, sendo conduzida pelo Dr. Fábio Peralta, responsável pelas cirurgias fetais quando indicadas.