Publicado em 19/12/2022

Contratura x estiramento: conheça as diferenças.

Contratura muscular


A contratura muscular acontece no momento em que o músculo faz a contração de maneira incorreta e não retorna ao seu estado normal de relaxamento. Isso ocorre em resposta a uma sobrecarga de esforço exercido sobre um músculo ou tendão. O motivo do encurtamento é dado pelo acúmulo lático, decorrente da respiração anaeróbica, que é feita pelas células musculares em um esforço intenso.


 


Motivos que ocasionam a contratura


As contraturas aparecem em qualquer região do corpo, sendo as costas a área mais afetada. Atletas estão mais propensos a ter, sobretudo, nas coxas e na panturrilha, devido ao acúmulo de ácido lático na realização de exercícios físicos. Porém, outros fatores podem favorecer o aparecimento da contratura. São eles, má postura, fadiga, rigidez muscular, falta de flexibilidade e falta de fortalecimento muscular.


Estiramento


O estiramento ou a distensão muscular acontece quando um músculo ou um tendão, que está preso ao osso, é submetido a um esforço que promove o rompimento das fibras musculares, o que gera inflamações locais.


Pode apresentar dois tipos: a distensão aguda e a distensão crônica.


– Distensão aguda: ela ocorre quando os tendões e os músculos são estimulados a realizarem uma contração repentina e de forte intensidade. As lesões musculares que ocorrem durante a prática de esportes competitivos são exemplos.


– Distensão crônica: o surgimento é consequência de exercícios repetitivos, prolongados e que trabalham sempre os mesmos músculos. São as distensões que vitimizam os corredores, os ciclistas e quem pratica esportes de competição.


Fonte: H. Madre Tereza