Publicado em 08/09/2021

Medicina Fetal: Saiba o que é e como é importante para sua gravidez

A medicina fetal, também conhecida como perinatologia é uma especialidade da ginecologia e obstetrícia que tem o cuidado diretamente as grávidas e ao feto da geração até o nascimento.

O termo Materno-Fetal passou a ser importante por se tratar não somente do feto, mas também sobre a genética e complicações que envolvem a mãe e o bebê, geralmente de mulheres que tem a gravidez complicada ou de risco.

Mas você sabe qual é o papel do médico fetal? Confira abaixo algumas de suas funções mais importantes:

– Assistência pré-natal de casos com alto risco;

– Auxílio com problemas de saúde existentes na mãe, como por exemplo, diabetes e pressão alta;

– Cuidado para grávidas com complicações durante a gravidez ou no parto;

– Verificação do crescimento e desenvolvimento dos bebês através de testes ou procedimentos, como o ultrassom;

– Verificação de defeitos congênitos e distúrbios genéticos com testes, amostragem de cordão umbilical ou amostragem de vilosidades coriônicas (CVS);

– Diagnostica problemas cardíacos e distúrbios sanguíneos em bebês em desenvolvimento, incluindo realização de cirurgias se necessário;

– Monitoria do trabalho de parto e nascimento do bebê;

– Monitoramento de problemas de saúde da mãe pós-gravidez, como sangramento excessivo, infecções e entre outros;

O acompanhamento através de exames tornou-se importante não só em gestações de alto risco, mas também de baixo risco, pois ajudam em patologias maternas ou fetais. Além disso, permitem avaliar a tempo gestacional, número de fetos, peso, quantidade de líquido, localização da placenta, bem-estar fetal e detecção de possíveis más formações e síndromes fetais.

O que avaliar quando procurar um especialista em Materno Fetal?

Escolha um médico especializado em sua condição de saúde.


Tenha em mente a sua condição médica específica.

Escolha um médico que tenha um histórico com pacientes com a sua condição de saúde.


Quando um departamento de Medicina Fetal se organiza por especialização, cada médico vê um grande volume de pacientes com a condição em que se especializam.

Escolha um médico que opere dentro de uma rede de especialistas.


Um médico fetal com esta rede de especialistas pode encaminhar pacientes para especialistas em medicina interna que podem ajudar a avaliar, tratar e monitorar pacientes com condições pré-existentes ou complicações que englobam a gravidez.

A especialização é recente e vem proporcionando mais tranquilidade às mamães e mais suporte ao pré-natalista no acompanhamento da gestação. A realização de exames específicos ajuda a diminuir a ansiedade dos casais quanto ao desenvolvimento do feto, tranquilizando-os nos momentos de normalidade ou quando existir alguma alteração.

Conte com a MP Imagem para auxiliá-los nessa jornada.


Fonte: Tua Saúde