Mamografia Digital

Principal exame para prevenção do câncer de mama. Somente cerca de 10% dos casos de câncer de mama estão relacionados à origem genética. Todos os outros casos possuem razões diversas, muitas vezes advindas de fatores como estilo de vida e fatores ambientais. Logo, o câncer de mama pode ser prevenido.


A mamografia digital é capaz de identificar precocemente lesões mamárias de tamanho mínimo, possibilitando um tratamento menos agressivo e um melhor prognóstico quanto à cura. O aparelho que faz o exame é chamado de mamógrafo; O exame pode provocar desconforto em virtude da compressão das mamas, portanto deve ser feito preferencialmente após o período de menstruação para menor desconforto do paciente.


No dia do exame, procure utilizar roupas práticas e fáceis de vestir, evite o uso de desodorantes, cremes ou outros tipos de cosméticos nas mamas e axilas. Deve-se informar o médico/técnico caso possua implantes mamários ou suspeita de gravidez. Caso tenha exames anteriores é importante trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precisos.


O Equipamento transforma o raio-x em sinal elétrico, gerando imagens 100% digitais com maior nitidez e contraste que são transmitidas instantaneamente ao computador, permitindo que o médico ajuste as imagens na própria sala de exames, identificando se estão dentro de um correto padrão para análise. Possui baixa dose de radiação. O autoexame da mama deve ser realizado mensalmente, pelo menos uma semana após o período menstrual. Ele é capaz de detectar se há alguma alteração, como um nódulo nos seios ou axilas. É importante observar se há alguma retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas. Para realizá-lo, a mulher precisa estar em pé em frente ao espelho e depois, deitada.


*Para maiores detalhes sobre este procedimento entre em contato conosco.